segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Entrada de Leão

   Pontapé de saída no campeonato português, e numa tarde ensolarada em Alvalade, após um início algo amorfo, titubeante e o golo inaugural do adversário, o modesto Arouca acabado de subir à primeira divisão, o Sporting conseguiu dar a volta aos acontecimentos com toda a naturalidade do mundo.

   Ao golo de Maurício, seguiu-se o inevitável e previsível golo de Montero (só mesmo para alguns pseudo-entendidos em futebol que ganham a vida a... "enganar-se" em directo à conta do erário público é que não seria tão previsível). O primeiro, do empate, apontado de cabeça, após pontapé de canto, mais forte o central brasileiro que tudo e todos, a elevar-se, a ganhar o lance e a cabecear na perfeição para o fundo das redes. O segundo, da reviravolta consumada antes do intervalo, uma magnífica abertura para Wilson Eduardo (que bom é vê-lo a jogar em Alvalade com a camisola certa), que da direita do ataque centrou facilmente para um Montero, a marcar de coxa perante o guarda-redes, num bom gesto técnico de quem joga futebol com o "corpo todo" (descontando os membros superiores, é claro).

   Ao intervalo era assim uma vantagem natural para a equipa da casa, tão natural quanto a sua sede de melhorar, mas que voltou nos primeiros minutos da 2.ª parte a jogar em ritmo baixo, sem dinâmica elevada nem muita acutilância. Ainda assim foi com mérito que alcançou o 3.º golo, através de um cruzamento largo de Carrillo para o outro lado, onde Wilson Eduardo fez golo com um cabeceamento picado. Com a entrada de Capel, surgiram os golos do hat-trick de Montero, sempre com o espanhol a furar na esquerda e a cruzar milimetricamente para o avançado colombiano. Primeiro, marcou de cabeça, colocando a bola de primeira fora do alcance do guarda-redes. Depois, usou o peito para amortecer a bola, voltou a usar a coxa para fazê-la passar por cima do central, tirando-o do lance, e rematou à meia-volta de pé esquerdo, para defesa incompleta do guarda-redes adversário.

   Estava feito o 5 a 1, não houve poker de Montero mas os três golos que marcou pareciam escritos de antemão à medida que o jogo se decidia. Leonardo Jardim mexeu bem na equipa, pode-se discutir uma ou outra opção mas quando se tem um treinador de qualidade e ainda por cima com a qualidade de ser Sportinguista, ao contrário dos teóricos que tal não joga a favor do Clube, qualquer um de nós pode estar mais descansado. Porque sem dúvida é o melhor que poderíamos ter nesta fase, alguém competente e que ainda por cima sente a camisola e portanto defende realmente os interesses do Sporting, enquanto profissional e enquanto pessoa.

   Assim se construiu o resultado da primeira jornada mais dilatado, o Sporting começa na frente do campeonato e tudo fica em aberto para o que há-de vir. Com a certeza que não há campeões antecipados, por muito que alguns queiram encomendar faixas e gostem de cantar de galo.

   Mais importante que isso, é saber que finalmente o Leão está em boas mãos (e pés). Todos competentes, todos Sportinguistas. O Sporting é nosso outra vez!

   2013.08.19
   16H54

Sem comentários:

Enviar um comentário